Vinho em lata: pensando fora da garrafa

O vinho enlatado tem sido um dos segmentos de venda de mais rápido crescimento fora do Brasil para a indústria do vinho. Em agosto de 2019, um artigo do jornal americano Wall Street Journal observou que o crescimento do vinho enlatado chegou a 80%, num montante de US$ 90 milhões durante o ano. As perspectivas tradicionais de vinho enlatado estão mudando. Os enólogos continuam a expandir o segmento com novos sabores e opções que competem com as garrafas em provas de degustação.

Alguns fatores notáveis ajudaram a incentivar o aumento do vinho enlatado. Os consumidores apreciam a portabilidade e a conveniência do vinho em lata. As embalagens de alumínio são infinitamente recicláveis, o que atrai consumidores de vinho e vinícolas preocupados com a sustentabilidade. Os bebedores preocupados com a saúde exigem opções alternativas de bebidas alcoólicas em porções de formato menor. Além disso, agora mais do que nunca, as pessoas querem ofertas acessíveis de porção única que lhes permitam explorar vinhos premium com flexibilidade.

6 motivos para escolher o vinho em lata

  1. Eles fornecem um novo fluxo de receita: os consumidores de hoje querem alternativas à cerveja enlatada e estão procurando opções adicionais em bebidas alcoólicas.
  2. Eles se encaixam em um estilo de vida ativo: Dos festivais ao campo de golfe, as latas são portáteis, fáceis de transportar, e se encaixam bem para pessoas que gostam de desfrutar de um bom vinho ao ar livre.
  3. As latas são recicláveis: Na verdade, as latas de alumínio são as embalagens de bebidas mais recicladas do planeta e contêm até 70% de material reciclado.
  4. Eles são melhores para o meio ambiente: Pesando 67% menos que o vidro, as latas são mais fáceis de transportar e pilha que limita as emissões de carbono na cadeia de suprimentos.
  5. Fácil manuseio: As latas esfriam mais rápido, não quebram como vidro e são fáceis de abrir.
  6. Eles protegem seus sabores: Projetado para ser hermético e eliminar a exposição à luz ultravioleta, latas impedem que o oxigênio e a luz alterem o sabor do seu vinho.

Vinho na lata: e como fica o aroma?

O vinho que você escolhe colocar em uma lata tem algumas considerações especiais a serem lembradas, afinal a ideia é que produto chegue ao cliente exatamente da forma como foi pensado, com qualidade e sabores preservados.

1 – Que vinhos se dão melhor em lata?

Nem todas as uvas são plantadas iguais para o vinho enlatado. Muitos dos melhores vinhos enlatados são feitos com um estilo fresco e frutado, com pouco ou nenhum contato com o carvalho. Aqueles com taninos baixos e alta acidez mantêm seu sabor bem no anaeróbio ambiente de uma lata.

2 – Quente ou frio?

As pessoas estão acostumadas a consumir uma bebida gelada e refrescante quando ela vem de uma lata. Por outro lado, os vinhos vermelhos costumam ser servidos perto da temperatura ambiente, então considere um vinho tinto mais claro para melhor drinkability.

3 – Está pronto para beber na lata?

Se um vinho precisa ser decantado ou tem um sabor melhor em um determinado tamanho ou forma do vidro, pode ser necessário ajustá-lo com oxigênio dissolvido antes de ser embalado em lata. Vinhos prontos para beber direto da lata ou servidos em um copo se sairão melhor com a multidão do vinho enlatado.

4 – Carbonatar ou não carbonatar?

Os vinhos carbonatados e tranquilos funcionam igualmente bem em lata. A dosagem de dióxido de carbono ou nitrogênio pode ser usada para expulsar o excesso de oxigênio ou para evitar a introdução de oxigênio indesejado no vinho, o que poderia afetar negativamente o sabor.

O que se deve levar em consideração ao procurar uma nova linha de envase de latas?

Encontrar o sistema certo para enlatar seu vinho pode fazer toda a diferença no seu sucesso. Para garantir um produto de alta qualidade, há algumas coisas importantes a serem observadas no momento de selecionar um sistema de conservas para o seu vinho.

  • Espaço físico da linha de envase – Há uma variedade de sistemas de enlatamento no mercado, portanto, certifique-se de que a linha de envase de latas se encaixa em suas instalações. Muitos sistemas têm um alto rendimento e cabem em um espaço pequeno. Isso ajuda você a manter a qualidade do seu produto no local e permite que uma programação própria, de acordo com a sua rotina.
  • Adaptabilidade e flexibilidade – Com regulamentos restritos e requisitos do cliente para tamanhos de latas exclusivos, é importante que seu sistema seja adaptável para atender às suas necessidades. Encontre um sistema que pode se ajustar de forma rápida e eficiente a diferentes tamanhos de latas, velocidade e configurações à medida que cresce e testa o mercado com novos vinhos.
  • Dosagem de nitrogênio – Se você planeja colocar vinhos tranquilos (não carbonatados) em latas, você precisará usar um dosador de nitrogênio para reduzir o oxigênio no headspace e criar rigidez na lata. Certifique-se de que seu sistema se integra ao equipamento de dosagem de nitrogênio, assim os vinhos tranquilos mantêm a integridade.
  • Oxigênio dissolvido – A introdução de oxigênio dissolvido antes da embalagem pode melhorar o sabor do vinho na lata. No entanto, o oxigênio indesejado que é introduzido durante o processo de enlatamento pode ter um grande impacto no sabor. Certifique-se de que seu sistema tenha controles para oxigênio dissolvido para que você possa garantir que o vinho tenha um ótimo sabor assim que sair da lata.