Rinsagem na lata: a importância do processo antes do envase

Rinsagem na lata: a importância do processo antes do envase

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui na Carbonatech é sobre a rinsagem dos recipientes antes do processo de envase.

“Realmente preciso rinsar as latas com água antes de envasar?”

E a resposta principal é SIM, VOCÊ PRECISA! A rinsagem tem duas funções primordiais nos vasilhames: realizar a limpeza de resíduos sólidos e também ajudar a remover a estática superficial na parede do vasilhame.

Em qualquer cervejaria ou operação de bebidas, a embalagem está inteiramente ligada às melhores práticas para manter o sabor do seu produto. Quando você está enlatando sua cerveja, seltzer, café ou outra bebida, um pouco de diligência pode ter um grande impacto na manutenção de sua qualidade com a lavagem de latas você pode garantir que seu produto permaneça fresco e livre de contaminantes.,

Preciso rinsar as latas?

Os fabricantes de latas normalmente esterilizam as latas que fabricam. O que acontece depois que essas latas saem das instalações do fabricante é onde você precisa determinar se deve enxaguar ou não. Para isso, temos quatro novas perguntas:

1. Minhas latas são enviadas diretamente do fabricante da lata?

Quando os pallets de latas embaladas e intactas são vistas diretamente no fabricante de latas original, você pode ter certeza de que elas são estéreis. No entanto, ao adicionar o frete, não se pode ter a mesma certeza por motivos de armazenamento e logística. Portanto, o enxágue é necessário pelo menos por precaução, especialmente se os pallets estiverem armazenados por algum tempo desde que você os recebeu.

2. Minhas latas são enviadas diretamente do fabricante da lata?

Quando os pallets de latas embaladas e intactas são vistas diretamente no fabricante de latas original, você pode ter certeza de que elas são estéreis. No entanto, ao adicionar o frete, não se pode ter a mesma certeza por motivos de armazenamento e logística. Portanto, o enxágue é necessário pelo menos por precaução, especialmente se os pallets estiverem armazenados por algum tempo desde que você os recebeu.

3. Minhas latas passarão por terceiros antes de serem entregues a mim?

Se você receber suas latas de terceiros ou fracionadas, você não tem nenhuma garantia de que as latas são higiênicas. Esse terceiro está manuseando as latas: abrindo os pallets para enviar as latas através de máquinas de rotulagem, fracionamento e depois paletizando-as ou encaixotando elas.

Embora esses processos geralmente sejam bastante automatizados e gerenciados com cuidado (o que significa que não há muitas mãos tocando as latas), o pallet foi dividido depois de deixar o fabricante original e você não sabe mais ao certo o que há nessas latas. Por isso, é uma boa ideia enxaguar as latas antes de colocá-las na linha de envase.

4. Por quanto tempo minhas latas ficarão armazenadas antes do uso?

Mesmo que você obtenha latas diretamente do fabricante, quanto mais tempo essas latas ficarem armazenadas, maior a probabilidade de elas adquirirem alguns detritos durante esse período.

Supondo que você não usará um pallet exato de latas durante a produção, tome medidas para manter limpas as latas restantes. Quando você deixar pallets parciais de latas no armazenamento, guarde uma folha de separação limpa e a estrutura superior para poder cobrir a camada superior exposta das latas.

Se estiver usando um despaletizador, evite embalar o pallet parcial de latas. O embrulho dobrará os cantos das folhas de camada entre a camada de latas, o que pode causar problemas para você durante a despaletização. Ao invés disso, use faixas para manter seu pallet unido.


5. A área de armazenamento é realmente estéril?

Pense na hipótese: enquanto está armazenado, talvez suas latas vazias peguem um pouco de poeira de grãos. Se você optar por não enxaguar elas antes de enlatar, esse pó de grãos pode impactar a qualidade do seu produto. Você não quer acabar com uma possível refermentação em suas latas recravadas, então não vale o risco!

Para dar um passo adiante, você pode testar suas latas para certos tipos de contaminação. Muitas cervejarias usam cotonetes de ATP (trifosfato de adenosina) para verificar se há micróbios vivos ou resíduos orgânicos em equipamentos ou mangueiras. Considere esfregar as latas para verificar a limpeza antes de colocar o produto nelas.

Equipamentos para o enxágue de latas

Há muitas maneiras de enxaguar latas. Nós, por exemplo, já vimos algumas cervejarias serem bem criativas com suas configurações!

  • Enxágue automático

Se você estiver enlatando em uma máquina de envase automatizada, como nas linhas de envase Carbo Premium, você pode obter um enxágue de inversão automático. O enxágue giratório automatiza esse processo, virando a lata de cabeça para baixo, enxaguando-a e virando-a novamente para o lado direito antes de entrar no sistema de enlatamento e, consequentemente, envase.

  • Enxágue semiautomático

Para cervejarias que executam um de nossos sistemas de enlatamento semiautomático, obtemos o rinser que opera de maneira semiautomatizada, onde há a conexão do equipamento a um suprimento de água ou um barril com líquido de lavagem. Quando você coloca a lata de cabeça para baixo no enxaguador, um sensor aciona o líquido de enxágue. Na IHM, você pode definir seus tempos de enxágue.

Não importa que tipo de enxágue você faça, evite enfiar os dedos dentro das latas. Mesmo se você usar luvas (e nós recomendamos isso), isso não garante mãos e superfícies higienizadas totalmente!

Qual substância devo usar para enxaguar minhas latas?

  • Água

De modo geral, você pode apenas enxaguar com água. Água filtrada ou água esterilizada que passa por uma luz UV é a ideal. Ao enxaguar as latas com água, você não precisa ser tão cuidadoso para tirar até a última gota, porque cerveja e muitas bebidas já são água majoritariamente!

  • Desinfetante

Você pode usar um desinfetante leve para enxaguar as latas, mas lembre-se que a maioria desses produtos são oxidantes. Se você deixar muito desinfetante na lata e depois enchê-la com sua cerveja ou o que quer que esteja enlatando, poderá reduzir a vida útil do produto final. Ele vai oxidar muito mais rápido. Ou seja, tenha bastante cuidado!

Além disso, considere algumas outras preocupações de controle de qualidade ao usar o desinfetante para enxaguar. Por exemplo, o Iodophor, um desinfetante comum usado em cervejarias, mata sua espuma e tem gosto de papelão!

Se você optar por enxaguar com desinfetante, use a concentração efetiva mais baixa de desinfetante. O PAA lista uma “faixa mais eficaz” de 50ppm a 250ppm, sendo que 50ppm aplica-se ao enxágue de latas ou garrafas e 250ppm aplica-se a tanques.

Posso recircular meu líquido de enxágue?

A água fica suja rapidamente e o desinfetante só é eficaz por um certo período de tempo. A não ser que tenha um plano periódico de água por determinada quantidade de latas. Para manter o sistema com efetividade de limpeza, você precisará trocar a água ou o desinfetante com mais frequência.

O enxágue das latas contribui para o oxigênio dissolvido (OD) na minha bebida?

Essa é uma pergunta muito comum, então olha só: ao enxaguar usando água filtrada ou esterilizada, você não precisa se preocupar muito com a captação de oxigênio dissolvido, desde que esvazie suas latas.

Mecanismos de enxágue típicos viram a lata de cabeça para baixo para drenar a água restante. Supondo que você não esteja deixando uma quantidade insana de água na lata após o enxágue, você não deve se preocupar.

No entanto, a gente relembra: se você estiver enxaguando com desinfetante, muito desinfetante residual na lata vai oxidar seu produto e aumentará seus níveis de OD. Ninguém quer uma cerveja velha!

Rinsagem: uma lata lavada é uma lata e um cliente feliz

Quando se trata de proteger a qualidade da sua bebida, é melhor prevenir do que remediar. Só porque suas latas podem vir anunciadas como “prontas para encher” não significa que elas tenham garantia de higiene. Enxaguar as latas antes de enlatá-las de fato dá a você a tranquilidade de que nenhum contaminante vai colocar a qualidade do seu trabalho em jogo. Além disso, elas chegam com mais qualidade ao seu cliente.