Pegada de carbono: o que é e como agir em prol de uma empresa mais sustentável?

pegada de carbono

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre as pegadas de carbono, seja quando viaja de avião, assiste alguma matéria na TV ou pesquisa sobre o assunto. Também já deve saber como é importante adotar e implementar as medidas necessárias a fim de reduzi-la ao máximo, uma vez que isso também depende de cada um de nós em nosso dia a dia.

A pegada de carbono representa o volume total de gases de efeito estufa (GEE) gerado pelas atividades econômicas e cotidianas do ser humano. O dado é expresso em toneladas de dióxido de carbono (CO2) emitidas.

Assim como as pessoas, as indústrias também realizam atividades que geram gases de efeito estufa durante a fabricação, transmissão ou consumo de energia. A pegada de carbono corporativa mede todas as emissões de GEE das empresas e seu escopo, tanto as diretas e controladas pela empresa, quanto as indiretas.

Nós, da Carbonatech, também nos preocupamos com o tema! Nossas máquinas, por exemplo, são pensadas desde o projeto inicial para serem mais econômicas em todos os sentidos. Os equipamentos são menores e mais leves e, com isso, acabam gerando menos emissão de carbono no transporte, contribuindo com a sustentabilidade do nosso planeta.

Além disso, as máquinas da Carbonatech têm maior economia de utilização de CO2 durante o processo de envase, sendo todos os acionamentos programados no tempo certo e com baixa vazão. Assim, além de reduzir a pegada de carbono, todos os processos também resultam em economia de custos para o cliente final.

Como reduzir ou compensar a pegada de carbono nas empresas?

Como vimos, a pegada de carbono (termo derivado do inglês carbon footprint) calcula os impactos das atividades humanas no meio ambiente, considerando a quantidade de gases de efeito estufa emitida. Isso significa que, quanto maior for essa pegada, mais prejudicial é a atividade em questão.

pegada de carbono

O conceito é usado para calcular os danos causados por um conjunto formado não só por empresas, mas também pessoas, produtos em si e, até mesmo, nações e países inteiros. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, inclusive, a pegada de carbono da humanidade é a principal responsável pelas mudanças climáticas que estamos enfrentando nas últimas décadas.

A gente sabe que mais do que entender como essa métrica é calculada, é preciso adotar estratégias que possam reduzir – ou compensar com outras iniciativas, como ações de reflorestamento ou compra de créditos de carbono, por exemplo – a pegada de carbono. Também sabemos que essa redução não acontece da noite pro dia, mas nunca é tarde para começar.

Confira uma lista de dicas simples, mas eficientes para sua empresa começar a reduzir a pegada de carbono:

  • Melhorar a eficiência energética;
  • Consumir energias de origem renovável (energia solar, por exemplo);
  • Optar pelo pagamento de impostos verdes;
  • Criar campanhas de conscientização interna, além de investir em projetos ambientais;
  • Comprar toneladas de CO2 no mercado internacional de emissões;
  • Otimizar produtos e serviços, entre outras ações durante todos os processos de criação, fabricação e vendas.

ESG e sustentabilidade

Outro termo muito utilizado nos últimos anos é o E.S.G. Essa é a abreviação da sigla, já traduzida para o português, “Ambiental, Social e Governança”. Esses são os três pilares por quais grandes empresas têm sido avaliadas, a fim de obter o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Os critérios ESG estão totalmente relacionados a uma lista com 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

Com isso, dentro das empresas há maior responsabilidade e recursos disponíveis para realizar ações climáticas positivas, construindo um futuro mais sustentável e resiliente, investindo em áreas e ações onde os recursos realmente retornem positivamente para a sociedade e o mundo em que vivemos.

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Por uma indústria de bebidas mais verde

Ainda quando falamos sobre sustentabilidade na indústria de bebidas, não podemos deixar de destacar o uso das latas de alumínio. Esses recipientes são considerados uma alternativa mais sustentável aos plásticos, pois as latas são altamente recicláveis e podem ser recicladas infinitamente sem perder qualidade, tornando-se um recurso valioso na economia circular.

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