Mercado cervejeiro: confira os números de produção e exportação no Brasil

O Brasil é um dos principais países produtores de cerveja no mundo. Com mais de 1700 cervejarias registradas, está atrás apenas da China e dos Estados Unidos quando o assunto é o mercado cervejeiro e toda a cadeia produtiva que está envolvida nesse processo.

Para se ter ideia, há no Brasil uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes. A marca representa um aumento de 10,4% na densidade cervejeira do país, que em 2021 era de 137.713 habitantes para cada estabelecimento.

Em 2022, o setor cervejeiro no Brasil cresceu quase 12% no ano passado, de acordo com o Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222).

O mesmo levantamento apontou que a tendência de concentração de cervejarias permanece no principal pólo do Brasil, com 46,2% do total de cervejarias espalhadas pelos quatro estados que compõem a região Sudeste do país.

Vale observar ainda que a região com o maior crescimento relativo no ano foi a Norte, que apesar de contar apenas com 36 estabelecimentos, apresentou 20% de aumento no número de estabelecimentos registrados em comparação a 2021.

Outro dado importante são os municípios que contam com pelo menos uma cervejaria registrada: são 722 cidades brasileiras, o que representa um aumento da dispersão em 7,4% se comparado a 2021, quando havia ao menos uma cervejaria em 672 municípios brasileiros.

Mercado cervejeiro: cadeia produtiva em expansão

O mercado cervejeiro está cada vez mais profissionalizado, com tecnologias e soluções que otimizam as produções e melhoram a qualidade dos produtos. Mas essa não é a única vantagem da expansão do setor no Brasil: a cerveja gera emprego e renda na localidade em que é feita. Em todo o país, segundo a Agência Brasil, essa cadeia produtiva é responsável por dois milhões de vagas diretas e indiretas.

Brasil Brau estande Carbonatech CarbonaTech
Feiras do setor cervejeiro acontecem anualmente no país e reúnem produtores de todas as regiões

Além da qualidade em equipamentos, as cervejarias brasileiras também têm investido em sabores, com diferentes tipos de maltes e lúpulos, o que leva a criações distintas e inúmeras possibilidades de estilos para essa bebida milenar.

Não à toa, o volume de vendas no território nacional deve chegar a 16 bilhões de litros neste ano, 4,5% a mais em relação a 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Outros dados do setor têm enfatizado ainda mais esse crescimento, com destaque para a exportação de cervejas em lata.

Do Brasil para o mundo: a exportação de bebidas brasileiras

Se o Brasil ocupa a terceira posição mundial na produção de cerveja, grande parte disso é comercializada em latas de alumínio. Segundo pesquisas do Grupo Kantar, com o passar dos anos, a embalagem vem aumentando demanda e, em 2021, chegou a ser responsável por quase 80% de todas as embalagens de cerveja consumidas no país.

Alguns exemplos são algumas empresas brasileiras fabricantes de embalagens de alumínio terem atuação em toda a América do Sul. É o caso, por exemplo, da Ball Corporation, a maior produtora de latas do Brasil, que atende desde cervejarias de grande porte e alcance nacional e internacional, até os pequenos produtores e cervejeiros artesanais.

Com tudo isso, o Brasil também teve suas exportações impulsionadas pelo setor de bebidas como um todo. No âmbito geral, o país apresentou um crescimento de 28,9% nas exportações e atingiu 8,77 bilhões de dólares em setembro deste ano. Mas isso vai muito além da cerveja.

Acontece que nos últimos meses, a exportação no ramo de bebidas alcoólicas no Brasil tem mostrado o potencial da indústria brasileira no ramo dos destilados. O país está situado na 25ª posição do ranking de maiores exportadores globais, ocupando 1,4% do mercado mundial de importações. Os dados são da Agência Brasileira de Promoção de Exportações.

Mesmo que ainda seja a mais querida do ramo, a cerveja está compartilhando espaço com outras bebidas. Cachaça, vinhos e espumantes do Brasil têm conquistado cada vez mais outros países por meio de suas próprias características e também são tendências que podem ser comercializadas em latas.

Saiba mais em:

+Vinho em lata é tendência mundial e ganha mercado no exterior
+Bebidas comercializadas na lata se destacam pela sustentabilidade

Aqui na Carbonatech também somos envolvidos pelo mercado cervejeiro. Há mais de sete anos no mercado, desenvolvemos equipamentos voltados à produção e ao envase de diferentes produtos para indústrias do ramo de bebidas,

Nossas soluções contam com sistemas automáticos e semiautomáticos para o envase de latas e garrafas, atendendo pequenas, médias e altas produções. Além disso, pensamos em diferentes tipos de envase (fluxo laminar, isobárico ou contrapressão), sempre prezando pela mais alta qualidade e tecnologia.

Nossas linhas de máquinas podem ser encontradas em empresas e cervejarias de todo o Brasil e em alguns países do Mercosul. Acompanhando essa tendência de crescimento, nossa marca também vai ser expandida: em breve, estaremos comercializando os melhores equipamentos de envase para países da Europa. Acompanhe nossas redes sociais e fique ligado nessa novidade!