Limpeza dos equipamentos: cuidados a serem tomados durante o CIP

clean in place

Nós já falamos aqui sobre o processo chamado clean-in-place (CIP). São procedimentos de limpeza interna nos equipamentos (tubulações, tanques e enchimentos), que protegem o produto final e melhoram a qualidade da bebida envasada.

Para relembrar, você pode acessar nosso artigo: Clean-in-place para sua linha de latas ou garrafas.

Agora que você já está por dentro do assunto, vamos dar continuidade às nossas informações técnicas.

Quais cuidados devo tomar na hora de limpar as máquinas?

O CIP envolve produtos químicos quentes sob pressão, portanto você deve pensar que a segurança sempre vem em primeiro lugar.

8 dicas para realizar o clean-in-place em equipamentos de envase

  1. Use equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo proteção para os olhos, mãos, corpo e pés;
  2. Conheça e respeite os tipos de produtos químicos e temperaturas recomendados para o seu equipamento;
  3. Informe-se sobre os perigos dos produtos químicos CIP que você usará;
  4. Entenda a bomba ou o sistema de pressão das máquinas;
  5. Preste atenção às pressões da linha;
  6. Inspecione a tubulação de enchimento e as mangueiras de abastecimento quanto a danos e faça as substituições necessárias antes de iniciar o ciclo CIP;
  7. Antes de fornecer produtos químicos à sua máquina, certifique-se de que as opções ‘Ativar CIP‘ e ‘Abrir cabeça de enchimento‘ estejam ativadas na página de enchimento para cada cabeça de enchimento;
  8. Ao desligar o fornecimento de produto químico, a válvula de enchimento deve permanecer na posição aberta.


clean in place limpeza equipamentos carbonatech CarbonaTech
O CIP é utilizado na limpeza interna de equipamentos sem relocação ou desmontagem das peças

Qual temperatura do líquido é eficaz para CIP?

O CIP de alta temperatura se tornou eficaz no esforço de “higienização pelo calor” apresentado por Louis Pasteur (o pai da levedura de cerveja moderna). Você quer atingir uma certa temperatura por um certo período de tempo para se livrar de todos os contaminantes?

A sanitização de alta temperatura por definição requer um mínimo de 50°C, por no mínimo 15 minutos. No entanto, você pode higienizar com a mesma eficácia em temperaturas mais baixas, ajustando as outras variáveis do triângulo CIP.

Algo a ser observado aqui: há um limite inferior para o CIP de alta temperatura efetivo em torno de 40°C. Quando você cai abaixo dessa temperatura, os contaminantes podem sobreviver através do processo CIP de alta temperatura, mesmo se você usar o tempo de contato apropriado.

Você não quer mergulhar abaixo desse limite de temperatura. Além disso, lembre-se de que você provavelmente está medindo a temperatura que está entrando no sistema de enchimento, e seu líquido CIP de alta temperatura vai esfriar um pouco enquanto passa pelo sistema.

Por que devo limpar manualmente minha máquina de envase após o CIP?

O CIP em uma máquina CarbonaTech não se limita apenas ao sistema de passagem dos produtos a serem envasados. Você também precisa limpar manualmente as partes ao redor das válvulas de enchimento, a parte superior do bico de enchimento, roletes de recravação, partes em contato com o produto, a área do selador, a área do armazenamento das tampas, alimentação, etc.

A execução de produtos químicos de limpeza pelas cabeças de enchimento durante o ciclo CIP atua nessas peças de contato e somente nessas peças de contato. No entanto, durante as operações de enlatamento ou engarrafamento, a pulverização do produto também atinge outras partes da máquina fora dos tubos de enchimento. Ao limpar manualmente essas áreas, você remove sujeiras que se acumularam em partes da máquina não tocadas pelo ciclo CIP. Esta limpeza manual é crucial para tirar o máximo proveito da vida útil das peças da unidade.

E não se esqueça, depois do envase e da limpeza da máquina, todos os sistemas mecânicos merecem uma lubrificação a ponto de não apresentarem desgaste prematuro e preservar ainda mais a vida útil de cada componente.

como limpar uma maquina de envase de bebidas CarbonaTech

E aí, já conhecia esse processo? Já o utiliza nos equipamentos da sua empresa?