Cold brew, cachaça, água e até mesmo espumantes e vinhos têm ganhado versões em lata e estão entre as tendências da indústria de bebidas, garantindo mais simplicidade e sustentabilidade na comercialização
Como você escolhe suas bebidas em lata? Qualidade do produto, sabor e custo-benefício continuam sendo fatores que influenciam na escolha de alimentos e bebidas. Mas nos últimos anos, os consumidores também tem prezado pela simplicidade, pela sustentabilidade e, ainda, pelo cumprimento de metas ambientais por parte das empresas produtoras.
Na indústria de bebidas, isso não é diferente. E é exatamente aí que entram as latas de alumínio. Entre as tendências do setor, podemos perceber que algumas bebidas se tornaram emergentes: água mineral, cold brew e cachaça são produtos que ganharam versões enlatadas. Elas se unem às cervejas, vinhos, espumantes, kombuchas, entre outras bebidas carbonatadas, a fim de proporcionar uma gama diversa e atender as necessidades impostas pelo setor.
Quer saber mais sobre a evolução desse mercado? Continue lendo nosso artigo.
Conheça alguns produtos em lata emergentes no Brasil
COLD BREW
Conhecido como café gelado, esse produto passa por um método de infusão que não utiliza água quente para extrair as características do grão. Dessa forma, o resultado é uma bebida gelada com sabor refrescante e leve.
De origem japonesa, o café em lata vem ganhando espaço na Europa e América do Norte nos últimos anos e chegou ao Brasil com o lançamento da Moose Cold Brew, em um processo de fabricação artesanal.
A categoria já é considerada tendência do mercado de bebidas, e o formato gelado e pronto para beber se alinha aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, ao clima tropical do país e à demanda por produtos mais naturais contendo cafeína.
ÁGUA MINERAL EM LATA
O meme do apresentador William Bonner veio à sua cabeça?
Os brasileiros estão acostumados a comprar e consumir garrafinhas de plástico quando querem beber água na rua, mas algumas marcas já vendem água em lata no país, como Minalba e Ambev AMA. Até mesmo o surfista Pedro Scooby criou a sua própria marca de água enlatada.
Para considerar a troca e optar por um novo produto, vale saber que as latinhas de alumínio são mais sustentáveis para o planeta do que as garrafas PET e ainda geram mais emprego e renda à cadeia de reciclagem. Para se ter ideia, no Brasil, quase 99% das latinhas são recicladas.
CACHAÇA EM LATA
Mesmo que você não veja com tanta frequência, a famosa aguardente já ganhou sua versão em lata há alguns anos. No Brasil, marcas como 51, Pitú e Ypioca vendem seus produtos em uma versão reduzida das garrafas.
Colocar a cachaça em lata é uma aposta para facilitar a expansão em novos mercados, tornando o produto ainda mais acessível e em quantidades ideais para consumo. Já as destilarias têm investido em tecnologias de produção, que vão desde a escolha minuciosa da muda da cana de açúcar até a embalagem, resultando em um sabor e uma estética mais sofisticada.
Principais tendências nos sabores de bebidas
O relatório “Taste and Nutrition Charts”, elaborado anualmente pela fabricante de ingredientes e aromas Kerry, apontou uma lista de sabores inovadores de alimentos que foram tendência no Brasil em 2023.
No caso de bebidas quentes e frias, os sabores de groselha, pink lemonade e camomila ganharam espaço entre os produtos refrescantes. Já entre as bebidas quentes, os sabores tradicionais prevalecem, como morango, chocolate e baunilha. Além disso, os consumidores estão testando novas sugestões como caramelo, cereja e damasco.
Tudo isso pode ser aplicado a diferentes produtos, afinal é comum vermos cervejas utilizando-se de frutas, por exemplo, ou cafés com notas de caramelo. Além disso, as kombuchas, vistas como uma alternativa saudável, também têm se popularizado no mercado com seus diferentes sabores.
Outra questão está relacionada à influência da cor nas diferentes bebidas. Uma pesquisa do Sensient Consumer Research apontou que a cor apropriada ao sabor aumenta a intenção de compra da bebida em mais de 5%, em média, e a percepção do sabor em 4,5%. Ligado a isso, os consumidores estão mais atentos ao uso de ingredientes e corantes naturais, bem como produtos clean label (rótulo limpo).
Percebe-se que vivemos cada vez mais em uma sociedade conectada e globalizada, onde as pessoas estão em busca de emoções diferentes. Assim, marcas que aguçam novas sensações, apresentam sabores inusitados e tragam novas experiências de consumo estarão em alta.
Os alimentos e bebidas “instagramáveis”, com cores vibrantes e designs bonitos, estão chamando mais atenção e, nesse cenário, as latas também ganham destaque. Elas são práticas, leves, fáceis de carregar, totalmente recicláveis e podem ter seus rótulos/embalagens personalizados.
Bebidas em lata: tecnologia e sustentabilidade no mercado
Já quando o assunto é inovação e tecnologia no segmento de bebidas, vale destacar o Tech & Cheers, evento realizado pela Ambev, em agosto deste ano. Na oportunidade, convidados nacionais e internacionais compartilharam experiências e discutiram ideias e práticas inovadoras, criativas e empreendedoras do setor tecnológico de bebidas.
Boa parte das conversas tratou do impacto das novas tecnologias no mercado atual, bem como as próximas tendências que deverão invadir o mundo dos negócios nos próximos anos e décadas. Entre os principais investimentos destacados está o aumento significativo de e-commerces de bebidas e aplicativos de entrega, por exemplo, o Zé Delivery.
Essa conexão social entre consumidor e empresa nos leva a temas ambientais. Não à toa, outra tendência que não perde força é o upcycling, ou seja, a reutilização sustentável de matérias-primas e outros componentes, em processos ou fabricação de novos produtos.
A mudança da relação do consumidor com as marcas também é uma das grandes tendências para a indústria de bebidas. Afinal, a preocupação com sustentabilidade e transparência está impulsionando as empresas a inovarem nas embalagens (olha o uso das latas aí) e em desenvolver campanhas com informações claras sobre toda a cadeia de produção, como é o caso das práticas ESG.
Como se pode perceber, o consumidor passou a exercer um papel maior nos processos das indústrias, pois está cada vez mais antenado ao que o mercado tem a oferecer. Seja no segmento de bebidas ou não, as marcas têm buscado alternativas e feito escolhas que as levam a ganhar um espaço na vida dos consumidores.
Desde as tradicionais cervejas até a água mineral, todas as bebidas têm potencial de venda quando comercializadas na lata. E aí, você já pensou no seu produto em lata?
Conheça a CarbonaTech e adquira o equipamento necessário para o envase da sua produção.
+Leia também: CarbonaTech obtém certificação CE e inicia exportação de equipamentos para a Europa